quinta-feira, 27 de outubro de 2016

AS PERNEIRAS DOS SOLDADOS DE SANTO AMARO

Réplicas de perneiras usadas na Revolução de 32


“Passamos um dia inteiro junto à Companhia Isolada de Santo Amaro. Tivemos ocasião, assim, de observar o levantado estado de ânimo dos soldados constitucionalistas e observar alguns episódios interessantes.


Primeiro uma esperteza. O oficial intendente perguntou aos soldados se precisavam de perneiras. Quase toda a Companhia se apresentou. E o intendente, que sabia não ser verdade, resolveu tirar a prova real. Para isso lançou mão de um expediente. E aí é que se viu o exemplo de bravura de toda a tropa. Deixando passar algum tempo fez a companhia formar. Um oficial anunciou a necessidade de avançar para localidades vizinhas, notificando os soldados, porém, que só iriam se tivessem perneiras. Operou-se então o milagre. Todos se apresentaram completamente fardados e equipados para seguir. As perneiras apareceram!”

Fardamento original de 32 com perneiras

BIBLIOGRAFIA

“Cruzes Paulistas: Os que Tombaram, em 1932, pela Glória de Servir São Paulo”.São Paulo: Empreza Graphica da “Revista dos Tribunaes”, 1936, p. 386.

Foto 1: Arquivo pessoal
Foto 2: Acervo do Centro de Estudos José Celestino Bouroul - IHGSP

Um comentário:

  1. Poxa, que bela assunto. As perneiras são quase esquecidas e como você expôs, teve uma importância enorme. Além disso é um item muito bonito.

    ResponderExcluir