sexta-feira, 10 de novembro de 2017

VOLUNTÁRIO JOSÉ YAMASHIRO



José Yamashiro nasceu em Santos, filho dos imigrantes japoneses Riukiti Yamashiro e Kame Yamashiro oriundos da Província de Okinawa. Seu registro de nascimento, datado de 20/04/1913, ocorreu em Prainha, hoje Miracatu.

Cresceu na área rural da cidade de Juquiá, em uma localidade conhecida como Cedro, ajudando seus pais no cultivo de banana e na atividade de carvoaria ao lado de seus 9 irmãos. Em 1928, aos 15 anos, mudou-se para São Paulo para estudar e trabalhar. Conseguiu um emprego de auxiliar de escritório na Sociedade Japonesa de Beneficência, a Dojinkai por intermédio do jornalista Sukenari Onaga (pioneiro nessa atividade na colônia nipo-brasiliera).

Em 1932, estudando e trabalhando, alistou-se como voluntário no Movimento Constitucionalista e por três meses, até o armistício de 2 de outubro daquele ano, esteve mobilizado na Frente Leste dos Combates (divisa com Minas Gerais). Essa participação, por iniciativa própria, demarcou sua cidadania brasileira, se é que ele tinha alguma dúvida. Seu pai, Riukiti, escreveu em seu diário a respeito de José:

De constituição física não robusta, não deveria se aplicar com excessivo esforço aos estudos. Sempre achei que, mesmo sendo inteligente, de nada adiantaria se não gozasse de boa saúde. Por isso, achei uma leviandade ele tomar parte na Revolução. No entanto, ele terá as suas razões para tomar decisão tão ousada. Apesar de nossa extrema preocupação como pais, pensamos: uma vez que partiu para a guerra, deve agir dignamente, a fim de não manchar o nome de cidadão nipo-brasileiro.”

Nas férias do fim de ano, visitou a família em Cedro e presenteou o pai com o capacete de ferro que tinha usado na revolução. 

Em 1935, José Yamashiro diplomou-se bacharel em Ciências e Letras.

Fez carreira de sucesso como jornalista. Começou a carreira no jornal Nippak Shimbum, na seção de língua portuguesa entre 1937 e 1940. Entre as décadas de 40 e 80 trabalhou ainda em outros periódicos como o jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), na revista Visão (o semanário mais importante na época), além de dirigir as revistas Mundo Econômico, da Fundação Coopercotia e Indústria e Desenvolvimento, da Fiesp.

Considerado um dos expoentes do pensamento nikkei no Brasil, José Yamashiro, também escritor, produziu inúmeros trabalhos pioneiros dentro da literatura brasileira. Seus trabalhos sobre assuntos japoneses, são, até hoje, verdadeiras referências no mundo acadêmico. Dentro das circunstâncias e contextos de seu tempo, José Yamashiro sempre esteve na vanguarda, abrindo caminho a vários outros nipo-descendentes. Escreveu, entre outras obras: “Trajetória de Duas Vidas: Uma história de imigração e integração” de 2001, “Pequena História do Japão” de 1950, “História dos Samurais” de 1986 , “Japão: Passado e Presente de 1986 e “Okinawa: Ponte para o Mundo” de 1993. Foi ainda tradutor, tendo traduzido para o português obras de renomados escritores japoneses como Hiroyuki Agawa e Miyamoto Musashi.

Viveu os últimos anos de sua vida no bairro da Granja Julieta em Santo Amaro.

Faleceu em 2005, aos 92 anos.



Referências

YAMASHIRO, José. “Okinawa: Uma Ponte para o Mundo”. Editora Cultura. São Paulo, 1993.

http://www.jornalistasecia.com.br/edicaoespecial09.htm

Acessos em 10/11/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário